quarta-feira, 8 de junho de 2011

Receitas para as festas juninas IV

Este doce é de matar! Não sei se já falei, mas adoro festa junina. Me convide para ir em uma quermese, de igreja, de rua, que eu com certeza vou. Adoro aquele clima de interior, onde os pratos são servidos com fartura, as pessoas se cumprimentam e as músicas são inocentes.
Em uma festa junina não pode faltar o doce de abóbora, feito com cal. Mas este doce em fita... é incrível! delicioso, pode ser guardado, se você fizer muito e agrada dos 5 aos 80 anos!

DOCE DE ABÓBORA EM FITA

INGREDIENTES
2 kg de abóbora cortada em tiras (use o ralador ou descascador de legumes para fazer as fitas)
agulha e linha
água suficiente para cobrir os rolinhos de abóbora
3 kg de açúcar
3 litros de água
5 cravos

MODO DE PREPARO
Faça rolinhos com as fitas de abóbora, com uma agulha e linha, una estes rolinhos passando a linha no meio dos rolinhos. Vá juntando os rolinhos na mesma linha.

Em uma tigela coloque a cal e a água, mexa até dissolver, junte as fitas de abóbora e deixe de molho por 1 hora. Após este tempo, lave cinco vezes as fitas de abóbora, em água corrente. Coloque o açúcar, a água e os cravos em uma panela, mexa e leve ao fogo até ferver. Quando a calda ficar transparente (20 minutos), junte as fitas de abóbora e deixe cozinhar até a calda reduzir (mais 15 minutos). Leve para a geladeira e sirva geladinho. Se quiser colocar em vidro fervido e seco, o doce pode durar 6 meses.

Daniela Meira - produtora de culinária Mais Você

Nenhum comentário: