terça-feira, 23 de agosto de 2011

Congelamento caseiro

Nesta modernidade a facilidade do congelamento pode se tornar um ganho para você... Mas para isso alguns cuidados devem ser respeitados.

- Use menos sal e menos temperos. Tempere na hora de esquentar o produto. O congelamento acentua esses ingredientes.

- Se sua receita leva creme de leite, não coloque na hora que estiver fazendo, O creme de leite não fica bom congelado... Deixe para adicioná-lo na hora de servir.

- Retire o alimento um pouco antes do fogão ou forno. Lembre-se que ele vai passar por outro processo de aquecimento quando você for descongelá-lo.

- Depois de pronto o preparo, separe em porções e em embalagens próprias para freezer. É importante essa divisão, porque depois de descongelar você tem que utilizar tudo.

- Nunca coloque comida quente no freezer. Resfrie o alimento antes de congelar mergulhando as embalagens abertas em uma bacia com água fria e pedras de gelo.

- Na hora de levar para o freezer tire todo o ar da embalagem, pressionando o centro da tampa plástica do pote semi-aberto. Quando embrulhar em filme plástico ou colocar em sacos plásticos para freezer, pressione com os dedos para tirar bolhas de ar e feche com fita adesiva.

- Etiquete os alimentos e arrume-os lado a lado na chapa do freezer, por 24 horas. Depois, distribua-os pelas prateleiras ou gavetas. Nunca empilhe as embalagens para congelar. Só depois de congeladas você pode colocá-las umas sobre as outras.

Daniela Meira - produtora de culinária Mais Você

Nenhum comentário: