quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Tem cilada no couvert

Comer fora com os amigos, o namorado ou a família é um dos programas que você mais gosta? Então aproveite. Mas, se quiser um conselho de amiga, aprenda a identificar e vencer as pegadinhas calóricas dos restaurantes. ^

Não se engane pensando que o perigo está só nos pratos principais preparados com manteiga ou creme de leite e nas enormes sobremesas açucaradas. O couvert também tem ciladas – e das boas!

Apesar do visual inocente, os pequenos potes trazem delícias quase sempre mergulhadas no azeite — a berinjela marinada é tradicional — e acompanhadas de pão, muito pão (um mais tentador que o outro!). Resistir é uma prova de fogo quase impossível de vencer, principalmente porque essas comidinhas são colocadas diante dos nossos olhos no auge da fome. E aí não tem jeito: enquanto você espera o garçom trazer seu pedido, belisca uma torradinha de alho aqui, um minicroissant com patê de queijo ali e, sem perceber, chega a consumir nada menos que 600 calorias! Se não der para trocar o couvert por uma entrada menos calórica (afinal, outras pessoas da mesa podem querer os petiscos), veja o que as nutricionistas Samantha Macedo, da Equilibrium Consultoria em Nutrição & Bem-Estar, e Roseli Rossi, da Clínica Equilíbrio Nutricional, as duas em São Paulo, recomendam para deixar os beliscos mais amigos em cinco situações diferentes.

Tomate seco (4 unidades) 52 calorias

Azeite aromatizado (1 colher de sopa) 120 calorias

Pão italiano (2 fatias médias) 240 calorias

Berinjela marinada (4 colheres de sopa) 188 calorias

Couvert da casa - Você senta à mesa e lá vem o garçom com a tradicional berinjela marinada, pãozinho, manteiga, torradinha de alho, palitos de cenoura e pepino, azeite aromatizado. Não deu para comer só os legumes? Pelo menos evite cair de boca no pão com manteiga: troque-a por um fiozinho de azeite e procure pedir uma opção leve no prato principal. E esqueça a sobremesa e o refrigerante (peça uma limonada, um suco de maracujá com adoçante ou uma água acompanhada com uma rodela de laranja ou limão).

Sistema de bufê - Antes de começar a colocar as comidinhas no prato, dê uma olhada geral no balcão do couvert. É uma ótima maneira de fazer combinações interessantes só com as opções mais leves.

Quer ver:
torradinhas simples (três feitas de pão francês) acompanhadas com patês à base de ricota, cream cheese ou queijo cottage, e cenoura, pepino, salsão em tiras e tomate-cereja.

Outras interessantes são: azeitona, palmito, aspargo, fundo de alcachofra, picles, kani kama, cogumelo, salmão marinado e carpaccio.

Vai pedir nhoque? Esqueça os pães do couvert – mesmo os mais light. Prefira legumes (berinjela, abóbora, cenoura e abobrinha) grelhados, patês levinhos (ricota com ervas) e, no máximo, azeitonas (só quatro e com pouco azeite).

Pão é sua paixão - Confirme se o restaurante oferece a versão integral. Se não, coma meio pão francês sem miolo.

O índice glicêmico (IG) do pão branco é alto e, por isso, estimula a produção de insulina em larga escala (em excesso, esse hormônio faz o corpo acumular mais gordura, lembra?), além de abrir o apetite. Compense o poder que esse alimento tem de engordar com um prato principal rico em proteínas magras (atum, salmão, frango, peru) grelhados. E complemente a refeição com vegetais e frutas com IG baixo (salada verde e abacaxi, por exemplo).

A salada primeiro - Se, ao chegar, você pedir de cara uma salada de folhas verdes, vai reduzir bem o poder que as opções do couvert, especialmente o pão, têm de engordar. As fibras das folhas e legumes diminuem a velocidade com que os carboidratos são transformados em açúcar no sangue, de novo poupando o organismo de uma enxurrada de insulina. A proteína — de um carpaccio, por exemplo — também ajuda a segurar o índice glicêmico dos carboidratos e, com isso, a refeição engorda bem menos.

(fonte: Abril)


Daniela Meira - produtora de culinária Mais Você

Nenhum comentário: