sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Curitiba e a gastronomia responsável!

Curitiba é precursora de diversas ações responsáveis que serviram de exemplo para o país, como a coleta seletiva de lixo e o primeiro mercado municipal de orgânicos do Brasil. Dese o ano passado a capital paranaense conta com um novo movimento. É o Gastronomia Responsável, uma iniciativa da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza que vai reunir 28 restaurantes da cidade em torno de um objetivo, aliar gastronomia e conservação da natureza, indicando que ambas podem estar em equilíbrio.

Os restaurantes que integram o movimento mesclam os mais variados estilos – cozinha contemporânea, culinária francesa, mexicana, italiana, frutos do mar e até churrascaria. Eles incorporaram ao cardápio pratos que unem elaboração sofisticada e os quatro princípios de conservação da biodiversidade que direcionam o movimento: uso de ingredientes orgânicos, não-utilização de espécies ameaçadas de extinção, uso de produtos de fornecedores locais para evitar emissão de gás carbônico no transporte, e utilização integral de alimentos para evitar o desperdício.

Os pratos responsáveis criados para o movimento passam a fazer parte do cardápio fixo dos restaurantes e tem valor máximo de R$ 30 (trinta reais). A venda de cada prato reverterá R$ 1 (um real) para ações de conservação da natureza da Fundação Grupo Boticário.

O movimento tem curadoria do premiado chef Celso Freire, do ZeaMaïs, que convidou chefs da cidade para aderirem à iniciativa. Segundo ele, é muito relevante despertar os chefs e cozinheiros para a importância de conservar a natureza na preparação dos alimentos. “Nós já temos um ano de experiência e agora em 2011 estamos ainda melhor preparados para atender os consumidores”, completa.

Manu Bufara, proprietária do restaurante que leva seu nome, passa a participar do Gastronomia Responsável esse ano. Para ela, todos têm responsabilidade do que acontece no mundo, por isso cada um deve fazer a sua parte para conservar a natureza. “Além do bem ao meio ambiente nós também incentivamos a economia local, pois, ao utilizar fornecedores daqui, o dinheiro fica na cidade e aquece a economia”, afirma. Segundo Manu, ela escolheu o prato “costela com crocante de pinhão e tamarindo” porque tem boa saída, conseguindo assim mais apoio ao projeto.
O Quintana Café e Restaurante pode ser considerado exemplo em gastronomia responsável, com diversas opções de pratos de acordo com os princípios. De acordo com a proprietária Gabriela Carvalho, a conservação da natureza é um elemento tão importante quanto a apresentação do prato, sabor da comida, serviço e ambiente agradáveis.

“Não me vejo como modelo, pois sei que ainda temos muito que melhorar, mas o Quintana tem muito orgulho dos seus processos. Tentamos não desperdiçar nada dos alimentos utilizando, por exemplo, os talos das verduras para fazer caldos que podem ser aproveitados na culinária. Utilizamos o máximo de alimentos orgânicos 100% certificados e cuidamos também do consumo de energia”, diz Gabriela. Ela completa que este é só começo. “Ainda quero fazer muito mais!”, conclui.

O Gastronomia Responsável é um movimento perene que figura no roteiro gastronômico de Curitiba. De acordo com a diretora executiva da Fundação Grupo Boticário, Malu Nunes, o movimento tem a intenção de oferecer não só a oportunidade de as pessoas experimentarem pratos que incorporam princípios ambientalmente responsáveis, como também promover a reflexão sobre a própria relação homem-natureza.

“A biodiversidade é a base para o desenvolvimento das atividades agrícolas, pecuárias, pesqueiras e florestais, que dão origem ao alimento que consumimos. Por essa razão, precisamos minimizar ao máximo nossos impactos sobre ela. Preservá-la significa garantir que todos tenhamos uma alimentação de qualidade hoje e no futuro”, diz. “Com o Gastronomia Responsável queremos reforçar essa necessidade da proteção da natureza no dia a dia das pessoas”, completa Malu.

As pessoas poderão aderir ao Gastronomia Responsável consumindo os pratos nos restaurantes participantes e, também, utilizando os princípios em receitas a serem elaboradas em suas próprias casas. No hotsite do movimento (www.gastronomiaresponsavel.com.br), o público pode saber mais sobre cada um dos quatro princípios e compartilhar suas receitas e ideias.

O Gastronomia Responsável é um movimento perene que passa a figurar no roteiro gastronômico de Curitiba. É mais uma iniciativa precursora que a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza – organização sem fins lucrativos cuja missão é promover e realizar ações de conservação da natureza – lança no ano em que completa 21 anos de atuação no Brasil. O movimento pretende mobilizar a sociedade para a causa da conservação, oferecendo às pessoas uma forma de participar efetivamente de uma iniciativa que reverterá recursos para esta causa.

Nas suas décadas de atuação, a Fundação Grupo Boticário consolidou-se como uma das principais instituições nacionais na promoção de ações que impulsionem os avanços conservação da biodiversidade brasileira. Conquistou o reconhecimento da comunidade científica, de políticos, ambientalistas e do empresariado nacional, sendo uma das primeiras organizações ligadas à iniciativa privada a investir na proteção da natureza.

Pioneira no apoio a projetos de conservação de outras instituições, a Fundação Grupo Boticário é referência em manejo de reserva privada e inovou na criação de um mecanismo de pagamento por serviços ecossistêmicos em áreas de manancial. Além disso, dissemina conhecimento e estabelece parcerias para que mais instituições e pessoas contribuam para causa conservacionista no Brasil e no mundo.

Restaurantes participantes

Confira, abaixo, os chefs, restaurantes e pratos que fazem parte do Gastronomia Responsável. Estão indicados com asterisco os restaurantes que passaram a integrar o movimento em agosto de 2011.


RESTAURANTE
PRATO
ENDEREÇO
*Anarco
Pinhão Trufado
Av. Sete de Setembro, 1865 - Centro - Curitiba CEP 80060070
Bistrô do Victor
Arroz cateto polido de camarões com pupunha, abobrinha e crocantes de aparas de vegetais
Rua Pedro Viriato Parigot de Souza, 600 Lj. LUC 302 Mossunguê (Park shopping Barigui)
*Badida
Palmito-pupunha na manteiga
Av. Batel, 1486 - Batel - CEP: 80420-090 - Curitiba - PR
*Bistrô Duchamp
Moussaka Vegetariana
Rua Marechal José Bernardino Bormann, 600 - Batel - Curitiba - PR - CEP 80730-350
*Cantina do Délio
Raviollidella Nona Responsável
R. Itupava 1094, Alto da XV - Curitiba/PR
*Don Max
Moussaka Orgânica
Rua Ten Max Wolf Filho, 37 - Curitiba - PR, 80240-090
Edvino
Supreme de Frango Caipira Grelhado na Manteiga de Tomilho Limão com Gnocchi de Aipim da Terra e Envoltine de Berinjela
Alameda Presidente Taunay 533
*Forneria Copacabana
Salada Copacabana
rua itupava 1155 - cep: 80040-134 - Alto da XV Curitiba - PR
Gepetto
Pizza Individual com Brie e Carcciofi
Alameda Dom Pedro ll, 390 - Batel
Lapinha SPA
Macarrão ao Molho de Shoyo e Cogumelos
Estrada Lapa – Campo do Tenente, km 16 - Lapa (PR) (acesse o site www.lapinha.com.br para dicas de como chegar)
*Lucca Café
Brochetes de Frango Marinado ao Curry de batata doce e chutney de pinhão
Alameda Presidente Taunay, 40 - Batel CEP: 80420-180 Curitiba - PR
*Lagundri
Em cada Canto
Rua Saldanha Marinho, 1061 CEP 80430-160 Centro
*Le Liban
Couscous de Legumes Castanhas e Frutas Secas
Rua Augusto Stresser, 1570 - Juvevê CEP: 80.348.170/0001-09 Curitiba/PR
Madero
Frango Orgânico, Assado no Forno, Servido com Salada de Folhas Verdes e Batatas
Rua Jaime Reis, 262 – São Francisco
Maia Box
Carpaccio de Contrafilé com Sotaque Nordestino e Blinis de Mandioca
Av. Sete de Setembro 1865 Box 7 – Mercado Municipal de Curitiba - Praça de Alimentação PotyLazarotto
*Manu Bufara
Costela com crocante de pinhão e tamarindo
Alameda Dom Pedro II, 317 - Batel - Curitiba PR CEP: 80420060
Missouri Gourmet Deli
Ostrich Burger withHerbCheese (hambúrguer de avestruz com queijo branco e molho de ervas frescas acompanhado de salada de folhas orgânicas)
Alameda Dom Pedro II, 44
Oli Gastronomia
Coelho ao Molho de Mostarda, Chocolate e Ervas
Rua Senador Saraiva 209
Original Beto Batata
Batata Suíça al Mare
Rua Prof. Brandão 678 – Alto da XV
*Paraguassu
Sanduíche de Pão Integral Sete Grãos com Lingüiça Blumenau e Gorgonzola
*PorciniTratoria
Mousse de mel e gengibre com dadinhos de abobora doce
Rua Buenos Aires, 277 - Batel - CEP - 80.250-070 - Curitiba - PR
Quintana Café e Restaurante
Mesa Gastronômica (receita para caderno: Risoto de Grãos e Ervas Frescas da Horta)
Av. Batel 1440
Selet Sucre
Ravioli de pinhão com ragout de abóbora kabotiá orgânica e sálvia
Al. Pres. Taunay 396
Totopos
Enchiladas Verdes de Frango Orgânico
Al. Princesa Izabel 2020
*Kebaberia Velho Oriente
Chichbarak
Rua Itupava, 1377 - Alto da XV - Curitiba -PR
*Vindouro
Robalo de banana da terra
R. Guarda-mor Lustosa, 129, Juvevê, Curitiba, CEP: 80030420
*VinBistro
Linguini fresco oriental com legumes orgânicos
R. Fernando Simas, 260, Bigorrilho, Curitiba, CEP: 8043019
ZeaMaïs
Gnocchi de Abóbora com Ragú de Linguiça
Rua Barão do Rio Branco 354


Relacionamento com a Imprensa


Equipe de Atendimento

Assessora de Comunicação
Maria Luiza Campos (marialuiza@nqm.com.br)
(41) 3254-6077 e (41) 7812-9113

Assessor de Comunicação
Ronan Pierote (ronan@nqm.com.br)
(41) 3254-6077 e (41) 7812-8402

Daniela Meira - produtora de culinária Mais Você

Nenhum comentário: