sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Victoza - como ela age?

Victoza é o nome do medicamento para diabéticos tipo 2 que está causando no Brasil. O motivo é que faz emagrecer sem dieta e sem esforço e já há casos de sucesso em pessoas não diabéticas em processo de emagrecimento.

De acordo com a revista Veja o estoque de Victoza esgotou mal foi posto à venda. O medicamento é aplicado uma vez por dia, por injecção subcutânea, como a insulina, e a perda de peso pode chegar aos 3 quilos por mês, sem dieta ou exercício físico.

Vendo assim até eu gostaria desta fórmula mágica... Mas as coisas não são tão simples e fáceis assim. Preste a atenção

Lendo sobre os mecanismos de ação: a liraglutida, princípio activo do Victoza, promove a perda de peso (média de 3 kg por mês) por retardar o esvaziamento gástrico e aumentar a sensação de saciedade após as refeições.

A liraglutida é um análogo do peptídeo semelhante ao glucagon 1 (na sigla em inglês GLP-1) que tem uma ação anti-hiperglicêmica devido a várias ações: aumento da secreção de insulina dependente de glicose (o GLP-1 age no pâncreas estimulando a liberação de insulina apenas quando os níveis de açúcar no sangue estão altos), inibição da secreção pós-prandial de glucagon, retardo do esvaziamento gástrico e aumento da saciedade. O medicamento está apenas indicado para pessoas diabéticas tipo 2, porque têm níveis de GLP-1 reduzido.


Ficam as advertências: apesar de haver alguns estudos citados pelo Lancet e pelo Internacional Journal of Obesity, não existe ainda autorização para o uso do medicamento para emagrecimento.

"Victoza não deve ser utilizado em doentes com diabetes mellitus tipo 1 ou no tratamento da cetoacidose diabética. Os doentes que utilizarem Victoza em combinação com uma sulfonilureia poderão ter um risco acrescido de hipoglicemia. O risco de hipoglicemia pode ser diminuído com uma redução da dose de sulfonilureia. A combinação do liraglutido com a insulina não foi avaliada, não sendo, por isso, recomendada. Victoza não deve ser utilizado durante a gravidez, sendo recomendada, em alternativa, a utilização de insulina. Se uma doente pretender ficar grávida, ou se ocorrer uma gravidez, o tratamento com Victoza deverá ser interrompido."

O medicamento já existe na Espanha e se chegar e Portugal irá custar cerca de €130 para um mês de tratamento.

Artigo consultado - Adriana Costa e Forti, MD, PhD. Estratégias Terapêuticas Baseadas nas Vias do GLP-1. Revisão, Julho 2006
Daniela Meira - produtora de culinária Mais Você

Um comentário:

Unknown disse...

Como endocrinologista, gostaria de compartilhar minha opinião sobre o assunto. A indicação de uso do Victoza para emagrecer ainda está em estudo. O mais importante é que provavelmente a perda de peso será temporária se não houver mudança de hábito alimentar. A melhora no padrão alimentar é que garante uma vida mais saudável. Procuramos sempre uma maneira fácil e rápida de emagrecer...Mas emagrecer com SAÚDE é aprender a comer bem! Ter qualidade de vida é praticar atividade física. Não existe remédio no mundo que substitua esse fato! Pensem sobre isso! Não se esqueçam que seu medico é a pessoa mais importante para discutir essas questões com você. Qualquer medicação deve ter seu uso avaliado em termos de riscos e benefícios. O acompanhamento medico é fundamental e cuidar da nossa saúde como um todo essencial !!!
Dra Luciana Spina- Endocrinologista-RJ
www.lucianaspina.com.br
http://www.lucianaspina.blogspot.com/