segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Frutas, legumes, verduras e ssaude

As empresas ajudando, oferecendo um cardápio com menos sal, mais frutas, legumes e menos frituras, vão ajudar na saúde da população. Ontem vi uma matéria diazendo extamente isso. Os EUA ocupam hoje o primeiro lugar no mundo em obesidade. Nova York lidera. Por que? Fast food. Comida farta, barata, rápida, gostosa, gordurosa e com bastante conservante (inclusive sal). Hoje, já está havendo uma mudança de hábito. Alguns empresários resolveram innestir em lojas que vendem apenas saladas. Na hora do almoço os executivos formam uma fila enorme todos os dias em busca de uma nova combinação feita por eles mesmos. O cardápio tem frutas, legumes, verduras e proteínas. O cliente escolhe os ingredientes e eles são misturados ali mesmo. Assim as "dietas" ou reeducação alimentar é possível!

Hoje li uma matéria que saiu no G1 que reforção esta ideia.
Empresas apostam no verão, a estação mais quente do ano, para aumentar o faturamento. Elas oferecem saladas de frutas e sucos naturais especiais.
Temperatura alta nas ruas significa bons negócios em uma casa de sucos, na zona Sul de São Paulo. A rotina é bem corrida. Os pedidos chegam na cozinha o tempo todo.

Nesta época do ano, o trabalho dobra para os empresários Rosa e Marcelo Bassuruçá. Eles chegam a vender mais de 600 sucos, por dia, dos mais variados sabores. “Grumixama, tipo suco de jabuticaba nós temos também, essas são as frutas do cerrado. E temos as nossas frutas aqui, né, nosso país tropical. Melancia com abacaxi, melancia com hortelã sai bastante”, diz Rosa.
No cardápio, estão sucos energéticos. Um dos mais pedidos é uma combinação de laranja, limão, acerola e mel. “Eu malho numa academia aqui em frente, eu sempre corro na esteira, saio morrendo de sede e aí eu prefiro tomar um suco de que um refrigerante, por ser uma opção mais saudável”, diz Lídia Fraga Pereira, consumidora.

A loja foi aberta em 1985, com um investimento aproximado de R$ 100 mil. Hoje, ocupa um espaço capaz de receber mais de 50 clientes. A casa de sucos virou rede. O faturamento no verão chega a R$ 120 mil por mês.
“Com certeza, no verão é da hora que abre a hora que fecha, a casa lotada, graças a Deus. A nossa expectativa é dobrar, é crescer cada vez mais, para abrir mais lojas por aí, com certeza”, afirma a empresária.

Salada de frutas
Já o empresário Roberto Machado vende frutas no varejo e no atacado há mais de 20 anos. E há 3, descobriu um nicho dentro deste mercado. A salada de frutas. “Foi em 2008, numa crise. Eu precisava bolar alguma coisa extra pra poder girar. Aí eu bolei a saladinha de fruta, ela começou a vender, vender”, explica.

Machado vende as saladas de frutas o ano todo, mas é no verão que vê o faturamento dobrar. O local onde funciona a banca do empresário faz toda a diferença no negócio, no Mercado Municipal de São Paulo, onde passam mais de 14 mil pessoas por dia. É tanta gente, que vender fica bem mais fácil.
Tudo é feito na na banca. As funcionárias montam as saladas. Primeiro cortam as frutas: mamão, kiwi, morango, manga, abacaxi e uva. Depois, os pedaços são colocados em potinhos, que são embalados e etiquetados.

No verão, são vendidas mais de 600 saladas de frutas por dia. O faturamento médio é de R$ 40 mil por mês. Para o empresário, a qualidade é o que impulsiona o negócio. “Vem muita gente de outras cidades, de outros estados. Eles, quando chegam aqui, vêem a variedade de frutas, eles ficam de boca aberta”, diz.

O movimento é grande. Forma até fila para comprar a salada. Depois do almoço é o horário mais concorrido. E a clientela é bem variada. Quem preferir a sobremesa um pouco mais doce, pode colocar leite condensado. Uma ideia que impulsionou as vendas. “É uma delícia, uma delícia, eu gosto muito”, afirma a frequentadora Luciene Benvindo.

Daniela Meira - produtora de culinária Mais Você

Nenhum comentário: