segunda-feira, 7 de outubro de 2013

As vitaminas


Quem são as tão faladas vitaminas e por que são tão importantes?
Elas são nutrientes que não são produzidos pelo organismo e por isso só podem ser obtidas quando a gente se alimenta direito. Elas estão, na maioria das vezes, presentes em frutas, verduras, legumes, carnes. Elas são consumidas e não são armazenadas, ou seja, não existe estoque de vitaminas no nosso organismo. Precisamos repô-las diariamente. Caso isso não ocorra sua saúde pode ficar prejudicada.

A quantidade necessária para ingerir por dia seguem as recomendações da OMS e variam de acordo com os diferentes grupos de pessoas, como adultos, gestantes, mães amamentando, os quais precisam de quantidades diferentes de vitaminas, além da idade. Veja qual seu grupo e sua necessidade e fique sempre atenta!

Vitamina na dose certa = saúde

E para que serve cada vitamina?


Abaixo uma pequena relação para que você entenda a importância destes nutrientes:

Vitamina A – é importante para combater radicais livres, ajuda na formação dos ossos, da pele e principalmente ajuda a visão. Enxergamos melhor com a vitamina A. Se não há amamentação ou o desmame é precoce, esta falta de vitamina A é sentida logo de cara pelo bebê.

Onde está: em alimentos como cenoura, fígado de galinha ou pato, gemas de ovos e leite integral e seus derivados (manteiga e queijo). Os vegetais são fontes de vitamina A sob a forma de carotenóides que se converterão em vitamina A. Em geral, frutas e legumes amarelos e alaranjados e vegetais verde-escuros são ricos em carotenóides: manga, mamão, cajá, caju maduro, goiaba vermelha, abóbora/jerimum, cenoura, acelga, espinafre, chicória, couve, salsa etc. Alguns frutos de palmeira e seus óleos também são muito ricos em vitamina A: dendê, buriti, pequi, pupunha, tucumã.

Vitamina D Ajuda no combate à hipertensão, no controle de peso e na prevenção da osteoporose, já que é fundamental para a manutenção do metabolismo do cálcio e no desenvolvimento ósseo. A principal fonte é a luz solar. Bastam 15 minutos diários naquele período bom, não vai sair 115 minutinhos ao meio dia que pode ser fatal!!! Ela é absorvida durante a exposição ao sol. Atenção: as pessoas que tomam suplementos de vitamina D precisam ter certeza de que essa suplementação é necessária, ou seja, precisam de acompanhamento médico, pois em grandes quantidades ela pode aumentar o risco de inflamações e de problemas cardíacos. É encontrada em sardinha e atum em lata, fígado de boi, ovos, manteiga (sem ser na chapa, ok?), iogurte.

Vitamina E - A vitamina E tem como principal função inibir a ação dos radicais livres. Para ser absorvida essa vitamina precisa de gordura (lipossolúvel). Ela está relacionada à prevenção de diversas doenças crônicas não-transmissíveis como o diabetes, doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer e tem um importante papel na recuperação do sistema imunológico, principalmente nos idosos.

As principais fontes são: óleos vegetais (amendoim, soja, palma, milho, cártamo, girassol, etc.) e o gérmen de trigo. As nozes, as sementes, grãos inteiros e os vegetais de folhas verdes também fornecem vitamina E.

Vitamina K – quase não tão falada esta vitamina é de extrema importância.Encontrada em fígado, folhas verdes, abacate. A falta dela pode dificultar a coagulação sanguínea, um machucado pode demorar para cicatrizar, por exemplo e em casos mais graves pode favorecer processos hemorrágicos. Além disso ativa sua ingestão ativa uma proteína presente nos ossos prevenindo a osteoporose.
Vitaminas do complexo B: O complexo B é composto por oito vitaminas que são: tiamina (B1), riboflavina (B2),niacina (B3), ácido pantotênico (B5),piridoxina (B6), biotina (B7),ácido fólico (B9) e cobalamina (B12).

Funções de cada vitamina do complexo B

• B1 atua na musculatura e auxilia no metabolismo energético
• B2 deixa sua pele mais jovem e ajuda o metabolismo energético
• B3 sua função é levar oxigênio ás células, mega necessário... lembra das celulites¿
• B5 estimula a reposição dos tecidos corporais
• B6 tem função de auxiliar na digestão e absorção de proteínas
• B9 é essencial para a divisão das células vermelhas do sangue
• B12 é fundamental para a imunidade e a integridade das células. Ela é importante na formação das hemácias que são os glóbulos vermelhos do sangue.


São encontradas no fígado, peixe, cereais integrais, carne de porco, tomate, nozes, leite, ovos, vegetais verdes, queijos, cenoura, banana, germe de trigo, leguminosas e salmão.

VITAMINA C – (ou ácido ascórbico). A tão falada vitamina C todo mundo associa a resfriado e sabe por que¿ Pois ela atua diretamente no fortalecimento do sistema imunológico, combate os radicais livres e aumenta a absorção de ferro pelo intestino, ou seja, além dela defender o organismo contra os radicais livres e invasores, ela ainda dá o superte, o ferro, para que a gente enfrente o inimigo!

A laranja já perdeu seu local de destaque, mas continua contribuindo com vitamina C. outros alimentos foram descobertos como fornecedores desta vitamina muito mais que a laranja. O pimentão, acerola, goiaba, salsa, couve-flor, brócules, couves de bruxelas, morangos, manga.

A vitamina C é necessária para a produção de colágeno, e também contribui para a saúde dos dentes e gengivas e auxilia na absorção do ferro a partir da dieta. É também necessária para a síntese dos ácidos biliares.
 
Daniela Meira

Um comentário:

Claudia Lins disse...

Amei o seu Blogue, virei fã de carteirinha!
Obrigada!
Claudia