terça-feira, 8 de outubro de 2013

Wikibier em Curitiba


Você gosta de cerveja? Gosta de conhecer novos rótulos? Estará em Curitiba neste fim de semana? Então não perca!
Uma festa cervejeira promete agitar o fim de semana dos curitibanos amantes da bebida. Neste sábado (12), será realizada mais uma edição, a terceira, da Wikibier, desta vez no Expo Renault Barigui (espaço de exposições do Parque Barigui).
Para a festa deste ano, a organização trará mais de 200 rótulos de 50 fabricantes locais, nacionais e internacionais. E, para animar o sábado, montou uma grande estrutura. Serão 14 minipubs, um pub Premium, três bares e um empório, além da área de jogos e os espaços lounge e kids -- este último para que os pais possam ficar perto das crianças no feriado delas.
Novamente, música acompanhará a degustação das bebidas. As bandas Trio Quintina, Zé Rodrigo apresenta Rock’n Roll Celebration, U2 Cover, Gente Boa da Melhor Qualidade e Roberto & Carlos Band farão shows no local. Os ingressos estão no 3º lote e custam R$ 30 (podem ser comprados via internet ou em pontos de venda -- veja quais são em www.wikibierfestival.com.br).
Para que você aproveite melhor o evento, o Bom Gourmet lista 10 dos rótulos que estarão disponíveis que vale a pena conferir:
1-As californianas vêm com tudo! Fique atento aos rótulos da Stone Brewing, uma das mais expressivas do estado norte-americano. A 17th Anniversary Götterdämmerung é um de seus rótulos mais expressivos, pois foi feito para comemorar o 17º aniversário da cervejaria. Para isso, o grupo de cervejeiros da empresa usou apenas lúpulos e maltes alemães, resultando em uma bebida frutada e refrescante.
2-Desde que foi lançada, há alguns meses, a Biritis vem dando o que falar. O motivo é sua história. Ela homenageia o humorista Mussum, falecido em 1994. À frente da Brassaria Ampolis, responsável pela sua produção, está Sandro Gomes, filho do Trapalhão. Além do bonito tributo, a cerveja tem qualidades gustativas. É uma Viena Lager que preza pela refrescância, mas sem perder estrutura.
3-A curitibana Pagan lançará no evento a sua Double Oak Barley Wine. Como o nome indica, a bebida é maturada em barricas de carvalho, tal qual são feitos com os vinhos. Ainda cercado de mistérios, o novo rótulo se junta ao bom portfólio da cervejaria.
4-Mais uma local, a F#%*ing Beer (o nome, que escrito parece impronunciável, é simples de ser entendido: basta pensar no palavrão em inglês que completa as lacunas) levará ao evento sua primeira cerveja comercial. Anteriormente, a fabricante possuía rótulos apenas artesanais.
5-Pense em quantas vezes você já teve a oportunidade de degustar cervejas gregas? Se "pouquíssimas" ou "nenhuma" foi sua resposta, o que é bastante compreensível, uma chance de fazê-lo será no festival. Entre os rótulos disponíveis, estará a SunDay´s Honey Golden Ale, da Septem Microbrewery. Em sua descrição, ela leva mel na receita e tem notas florais e de especiarias. Se é boa, não podemos garantir. Mas vale pelo inusitado.
6-Uma das mais proeminentes cervejarias japonesas, a Hitachino Nest Beer, garantiu sua presença no evento. Além da Espresso Stout, que é uma das mais conhecidas da marca, ela levará a Red Rice Ale, que é enriquecida com arroz vermelho. Vale lembrar que os japoneses trabalham o arroz como nenhum outro país no mundo. Não se admire se encontrar notas de saquê durante sua degustação...
7-A Tarantino Odell IPA é resultado de uma parceria entre a cervejaria americana Odell Brewing Co. e a importadora paulista Tarantino MultiBeer. Esta Indian Pale Ale, um estilo marcado pelo amargor, tem seis lúpulos diferentes em sua composição. Claro que tal composição lhe garante muito aroma: florais e cítricos devem aparecer em primeiro plano.
8-Esta é velha conhecida dos curitibanos e, inegavelmente, uma das grandes cervejas brasileiras: a Wee Heavy, da Cervejaria e Escola Bodebrown, é boa pedida para quem ainda não a conhece e certeza de boas lembranças para quem já a degustou. Esta Strong Scotch Ale puxa para o caramelo e traz incríveis notas de licor e uísque.
9-A Resin, da microcervejaria Sixpoint Craft Ales, é uma paulada! Seu IBU, medida de amargor, chega a 103 -- para se ter uma ideia, o IBU de uma cerveja pilsen comercial, dessas a que estamos acostumados, gira em torno de 10. É uma legítima representante da escola americana. Mas a nova-iorquina é mais do que robusta. Tem notas frutadas e bastante tropicais, de frutas amarelas e cítricas, sobretudo.
10-A espanhola Estrella Damm Inedit, da Estrella Damm, tem história para os fãs de boa gastronomia. Quando o chef Ferran Adrià, considerado o papa da cozinha contemporânea, pediu uma cerveja que fosse alternativa aos vinhos brancos e acompanhasse seus criativos pratos, os cervejeiros da empresa sacaram esta agradável receita. A bebida é cremosa e tem bom frescor, além de uma carbonatação suave. Bebê-la bem gelada é o aconselhado.
* * * * * *
Serviço
Wikibier. Dia 12, sábado, das 11 às 23 horas. No Expo Renault Barigui (Parque Barigui) -- Rodovia do Café, Km 0. Ingressos e informações: www.wikibierfestival.com.br
(fonte: Bom Gourmet)

Nenhum comentário: