segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Michelada, você ja provou?


Existe um drink mexicano chamado Michelada.
Bom a história é a seguinte: Durante a Revolução Mexicana (1910), um general chamado Don Augusto Michel da cidade de San Luis Potosi (+/ 360 km da Cidade do México), costumava visitar um restaurante (huummm, tinha tempo para ir frequentemente a este restaurante durante a revolução....sei) e gostava de beber sua cerveja de uma maneira nada usual... Em um copo com gelo ele colocava suco de limão, sal, molho shoyo, pimenta do reino, chilli e tabasco. Misturava tudo e bebia feliz da vida, pronto para as novas investidas revolucionárias, anti-imperialistas. Muito bem, este drink (ou esta maneira de tomar cerveja temperada....é como se estivesse temperando o suco de tomate, sabe, mas com cerveja no lugar do suco) logo se transformou em uma bebida popular, fazendo o restaurante ficar famoso. Por causa disto o dono do estabelecimento decidiu batizar o drink em homenagem ao seu criador. Hoje você pode pedi-lo como Michelada e é um grande sucesso em Nova York. Aqui no Brasil é melhor tentar encontrá-lo em casas mexicanas (é óbvio) ou procure locais que vendam cervejas diferenciadas ou cervejas gourmet.

Bom, a receita (que me passaram do drink que eu tomei) para você fazer em casa é a seguinte:
- gelo um pouco picado
- suco de 1 limão
- meia colher (sopa) de tabasco vermelho
- meia colher (sopa) de molho inglês
- meia colher (sopa) de molho de soja
- 1 pitada de sal
- 300 ml de cerveja clara (de sua preferência...é claro que na receita original usavam cerveja mexicana)
- chilli para polvilhar a gosto

Coloque todos estes ingredientes no copo com bastante gelo, salpique chilli e tome com um canudo.
Bom, eu pedi este drink numa cervejaria gourmet, tomei 3 goles e não gostei. Claro que gosto é gosto, mas acho que vale experimentar e ver se você gosta, certo?

Eu preferi trocar por uma cerveja espanhola Bock Damm (com 250 ml). Esta é uma cerveja escura, com sabor forte de malte, encorpada, ligeiramente doce e achocolatada e combina bastante com carnes vermelhas. No rótulo você pode ler Negra Munich. O negra significa que o malte usado foi tostado e às vezes até queimado...(huumm). Algumas cervejas negras, pela intensidade de seus aromas e sabores são também chamadas de Stout, que significa robusto...(huummm). Existe um babado a cerca desta cerveja... Segundo a lenda impressa nas latas (não foi impressa nas garrafas não sei o por que) a origem da Bock vem do século XIV na cidade de Einbeck (Alemanha), mas a guerra dos 30 anos (1618-1648) provocou seu desaparecimento. Depois que a guerra acabou o Maximiliano I (imperador Romano-Germânico) pediu ao mestre cervejeiro de Einsbeck (Sr. Pilcher) os segredos de como fazer a cerveja Bock, que ele havia passado para a cidade de Munique (Munich). Bom em 1888, seguindo as tradicões de Munique, foi criada a Bock-Damm, espanhola. O termo Bock surgiu a partir da abreviação de como o nome da cidade de Einbeck, na Saxônia, era pronunciado. Em alemão, Bock significa carneiro (huuummm). A impressão que aparece no rótulo da Bock-Damm, hoje, é uma reprodução do símbolo original do rótulo de 1888.


Daniela Meira - produtora de culinária Mais Você

Um comentário:

BARRACA DAS BAIANAS disse...

oi dani tudo bem? tenho muita vontade de ligar pra vc mais fico acanhada porque sempre acho que vou te enteromper em alguma coisa porque sei que vc é uma pessoa muito ocupada entendi. mais agora aqui no blog sei que posso falar com vc o dia q quiser, pois então um feliz ano novo cheio de paz , alegria e muita sorte, tenho muita saudades de vc.beijos.